Acerte na roupa para dançar


por Keice Granzotto Casarri

Existe um tipo de roupa apropriado para cada ocasião, por isso, essa é uma questão relevante para as danças de salão. Tanto nas aulas quanto nas apresentações, a roupa deve ser uma aliada!

No tocante a prática da dança enquanto atividade física (durante as aulas) recomenda-se a escolha de roupas adequadas para que o desenvolvimento e aprendizado não sejam prejudicados. Uma boa dica é usar roupas leves e procurar peças produzidas com “tecidos inteligentes”, desenvolvidos com fibras sintéticas, absorvem a transpiração e secam rapidamente. Evite peças 100% de algodão que não têm elasticidade e grudam no corpo com a transpiração. Roupas pesadas, como calças jeans e jaquetas, também não são boas pedidas, além de serem desconfortáveis, dificultam a execução de movimentos.

No âmbito das apresentações das danças de salão, a vestimenta é mais conhecida como figurino e, qualquer que seja o tipo de dança, o visual pode garantir ainda mais beleza.

Normalmente, nas danças mais clássicas, o homem veste um traje formal e a mulher opta por vestidos compridos e soltos. Já as danças latino-americanas são mais criativas e libertadoras, permitindo que o homem use calças justas e camisas “fantasia”. A mulher, por sua vez, pode surpreender com vestidos coloridos, vaporosos, curtos e extravagantes.

Os bons figurinos são cômodos ao tipo de corpo e “conversam” com a personalidade e estilo de quem o veste. As danças de salão expressam histórias e sentimentos e o par que dança precisa estar vestido à altura para contar essas histórias e transmitir esses sentimentos. Que prevaleça o bom senso!

About these ads

16 Respostas

  1. Sou a Chris, de Londrina, e amo dançar. Faço aula de dança uma vez por semana, mas ajudo em outras aulas sempre que posso e aí vou aprendendo mais. Sobre roupa, não sigo uma regra, uso o que gosto e me sinto bem. Saio para dançar sempre que posso e, como dica, um lugar muito bom, que vou sempre frequento em Londrina, é o Som de Cristial. Além disso, por aqui, todo ano tem uma festa nordestina com duração de 4 dias, fui presença marcada todas as noite.
    Um blog incrível com um conteúdo fantástico. Parabéns!

    • Chris,
      Vc está certa! A melhor roupa e que a faz a gente se sentir a vontade!
      Obrigada por gostar tanto do blog e pelas dicas tb. Nossos leitores do PR, agradecem.
      Abraços,

  2. Olá meu nome é Adriana e adoro esse blog!!!
    Vou começar a fazer dança de salão e gostaria de saber qual roupa tenho que usar para ficar bem nas aulas

    • Adriana,
      Que bom que gosta do blog. Fico feliz em saber que há pessoas que apreciam, aprendem e compartilham tudo que escrevo.
      Sobre as roupas, não há um estilo específico, cada um veste aquilo que se sente melhor, só fique atenta para não escolher roupas que limitem movimentações. Roupas fitness são uma boa pedida!
      Só faço um adendo quanto ao sapato. Se você puder, seria legal comprar uma sapatilha ou sapatos próprios para dança de salão. Com o sapato adequado, você força menos o seu joelho e minimiza os riscos de se lesionar. Procure, na sua cidade, por lojas especializadas em artigos de dança.
      Você vai adorar a dança de salão!
      Abraços

  3. Vou começar minhas aulas de dança de salão e não sei o que vestir. Sou homem e não sei se eu vou de calção e de chinelos ou de calças e sapato. Ou as aulas são feitas de pés descalços? Preciso de uma dica!

    • Felipe,
      Bom saber que teremos mais integrante do sexo masculino no mundo da dança de salão.
      Para as aulas, use roupas confortáveis e próprias para exercícios. Nos pés, nada de chinelo! Um sapato de dança ou tênis de dança é a melhor pedida.
      Espero ter ajudado

  4. Olá, sou de Floripa, tenho 43 anos e há pouco comecei com as aulas de dança de salão. Gostaria de saber, se fica bem, ir de legging e vestido e calçando boneca para exercitar a dança. Muito obrigada e beijos

    • Dunia,
      Você deve ir para as aulas com a roupa que se sentir confortável, mas essa que você citou, fica legal, sim!
      Só faço um adendo quanto ao sapato. Se você puder, seria legal comprar uma sapatilha ou sapatos próprios para dança de salão. Com o sapato adequado, você força menos o seu joelho e minimiza os riscos de se lesionar. Procure, na sua cidade, por lojas especializadas em artigos de dança.
      Boa aula para você Diverta-se muito.
      Espero que tenha gostado do blog.
      Abraços

  5. Olá adeptos da Dança de Salão!!!

    Gostaria de comentar sobre o post da Ro, NETwoman…
    Algo q também fica muito elegante, confortável e prático, é legging com uma bela bata. Eu uso nas aulas (tanto como aluna como nas que atuo como professora) e também nos Bailes. É só variar o estilo das peças. Para bailes, jantares dançantes e eventos sociais em geral opto pelo brilho na legging ou na bata, nunca nas duas peças, assim evita-se a poluição visual.

    Espero ter contribuido,

    Bejinhos a todos.

  6. Olá Keice !
    Adorável seu blog. Tem muitas dicas interessantes para os amantes da dança. Como sei q vc se empenha no assunto, queria uma opinião.
    Sou uma quarentona bastante jovial que faz aula de Dança de salão 3 vezes por semana e sai para dançar quase todos FDS!
    Minha vestimenta nas aulas segue mais ou menos suas dicas, mas fico no impasse quando vou aos bailes, pois a elegância dos vetsidos que amuuuu fica comprometida com os giros da salsa, forró e passos da gafieira (meus ritmos preferidos).
    Vejo muitas garotas novas usando shortinho, mas acredito que para minha idade …well…. não sei o que é o ideal.
    O que você sugere ???
    NETkisses® e muito sucesso no BLOG
    RO

    • Ro – NETwoman,
      Fico muito contente que goste do blog e do conteúdo e mais feliz, por saber que faz aula de dança e consegue sair para dançar!!!
      Sobre a vestimenta para os bailes, não sou nenhuma expert em moda e/ou figurinos de dança…rsrs, mas vou deixar minha opinião como mulher.
      Já que você ama vestidos, uma boa opção é ficar com os modelos longuetes. Assim, os giros não vão causar tanta insegurança. Você tb pode utilizar tecidos leves, mas com caimento um pouco mais pesado, isto evita que o tecido “levante” com muita facilidade. Para as saias, acho que vale o mesmo. Uma dica interessante, independente de escolher saia ou vestido, é colocar um shortinho por baixo. Discreto, que não marque e com cores neutras. É uma pratica muito comum e que muita gente usa, pois acaba sendo uma precaução a mais.
      Outra alternativa é usar uma calça, que pode ser desde jeans a social. Tudo depende do quão confortável você se sente ao dançar. É uma decisão pessoal, mas se quiser um ar mais elegante, a pantalona pode ser uma boa pedida.
      Shorts muito curtinho, particularmente, não sou fã. A idéia de um short mais longo ou mesmo uma bermuda de estilo formal, parece-me mais viável. Essas possibilidades, no inverno, podem ser incrementadas com uma meia calça e fica lindo!
      Na verdade, o que vestir, é questão de identidade. Acredito que idade não influência tanto. O importante é lançar mão de uma boa dose de bom senso ao escolher o figurino. Valorizar os pontos positivos do corpo, disfarçar as imperfeições e sentir-se bem com o que está vestindo.
      Espero ter contribuído!
      Beijokasssss

  7. Boa Tarde Keice…
    Primeiramente Parabéns pelo Blog e pelos conteúdo.
    Sou da equipe de marketing da Só Dança, queremos agradecer também pelo link ao nosso site disponibilizado no blog.
    Vim informar sobre a promoção Universo Encantado Só Dança que estará sorteando 10 pessoas com viagens para Orlando para conhecer a Universal Studios.
    Se puder e achar de interesse para seu blog… poderia colocar uma noticia sobre isso.
    Para maiores informações da promocão é só acessar o site:
    http://www.promocaosodanca.com
    Obrigado!

    • Maurício,
      Agradeço pelo elogio ao blog e aos conteúdos. Tento sempre escrever sobre assuntos relevantes ao universo da dança de salão e da comunicação.
      Inseri o link da Só Dança no blog porque são produtos de boa qualidade que eu uso e recomendo!
      Vou fazer um post sobre a promoção. Acho interessante para os leitores, caso queiram participar

      Obrigada!
      Passe por aqui sempre que desejar.

  8. Oi boa noite, meu nome é Anisterjane sou de Belo Horizonte e adoro dança de salao. Saio 3 vezes por semana para dançar. Gosto muito de ir ao Engenho de Minas e ao Fantasy, são lugares incríveis. Não me importo se dizem que alguns lugares são para paquera. Tudo que me importa é a boa musica e os bons cavalheiros que nos convidam para dançar. Assim, posso deslizar pela pista com toda beleza e graça que a dança pede. A roupa é tudo, uma mulher com um lindo vestido ou com uma roupa sensual com o respeito que a ocasião precisa, não tem como errar. Um beijo daquela que sabe a diferença que a dança faz na vida de uma mulher!!!!

    • Anisterjane,
      Fico feliz em saber que vc consegue sair para dançar 3 vezes por semana. Eu ainda não consigo sair nesse ritmo, mas é meu sonho de consumo…rs
      Acredito que vc está certa quando diz que, em um local de dança, o que importa é a boa qualidade de música e a dança. O resto é consequência.
      Continue assim, deslizando nas pistas de BH. Ah!, só não esqueça de dar uma passadinha aqui pelo blog sempre que puder…rsrs . Tento inserir conteúdos interessantes e atualizar toda semana. Volte sempre e compartilhe sua opinião.
      Beijo daquela que também sabe que a dança faz diferença na vida!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 48 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: