O poder da mídia para a dança


por Keice Granzotto Casarri

O nível atual de popularização da dança de salão é grande, mas nem sempre foi assim. As danças sociais sofreram proibições, preconceitos e foram taxadas como um modismo, no entanto souberam chegar com maestria ao do século XXI. Por isso, não é exagero dizer que crescem a cada dia.

A procura por escolas de dança tem aumentado. Antigos espaços populares e salões de baile foram revitalizados e ganharam novos atrativos. Surgiram novas companhias de dança, com alto nível técnico e com um aumento no número de dançarinos de salão.

A mídia foi uma das responsáveis por abrir passagem para a dança de salão e encorajou muita gente que nunca dançou a começar. Foram reportagens, revistas e jornais especializados. Vários filmes referentes à dança social fizeram sucesso, entre eles: Dirty Dancing, Dirty Dancing 2, Shall we Dance (Dança Comigo) e Take the Lead (Vem Dançar).

Na TV existiram programas e novelas que apresentaram competições de dança de salão. Nota-se maiores detalhes focando nos trabalhos da Rede Globo de Televisão, como as novelas Dancing Days e Rainha da Sucata, responsáveis pela popularização da Discoteca e da Lambada. Salsa e Merengue, que disseminou os ritmos caribenhos e, mais recentemente, Caminho das Índias, em que várias cenas aconteceram no ambiente dos bailes da gafieira Estudantina, localizada no Rio de Janeiro. Sem falar na sensação do momento: o quadro Dança dos Famosos, do Programa Domingão do Faustão, que tem aberto espaço para a dança e para que inúmeras pessoas descubram essa arte.

O desenvolvimento e crescimento da dança de salão são fatores claros e contínuos. Novos ritmos, passos e formas de dançar aparecem a todo momento, mas a essência da dança é o ser humano, a troca de contato corporal e emocional. Por isso, de tudo que a dança de salão já realizou até hoje, uma das mais expressivas e importantes conquistas foi fazer crescer o interesse da sociedade.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 45 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: