A forma autêntica do ser humano


por Keice Granzotto Casarri

Ter um corpo é uma singularidade impressionante. O corpo é o princípio da existência humana e o veículo do ser no mundo e não pode ser visto apenas como uma estrutura, é necessário olhar de uma perspectiva mais ampla. Olhar o corpo a partir dos sentidos. É mais do que simplesmente ver. É habitar, envolver, tocar, deixar penetrar a imagem e estar comprometido com o corpo. 

A corporeidade é o caminho da completa integração. Não trata da ordem biológica, em que o corpo é entendido apenas como um processo evolutivo enquanto ação da natureza, mas da ruptura do biológico através da construção simbólica. É a corporeidade que concretiza a existência de cada pessoa.

Entender o fenômeno da corporeidade é pensar através da capacidade de existir, aprender e de reaprender, onde o corpo é corpo simplesmente por ser, não é coisa nem ideia, faz parte do mundo, interage com ele e também se relaciona com outros corpos. Como Marco (2006) define:

Corporeidade é voltar a viver novamente a vida, na perspectiva de um ser unitário e não dual […] é voltar os sentidos para sentir a vida […]
Corporeidade é buscar a transcendência, em todas as formas e possibilidades […]   é tema de discussões científicas, realizadas com radicalidade, com rigor e de forma contextualizada, mas sem separar o corpo em partes para depois juntar […] é sinal de presentidade no mundo. É o sopro que virou verbo e encarnou-se […]
Corporeidade sou eu. Corporeidade é você. Corporeidade somos nós […]

Corporeidade é a forma mais autêntica do ser humano, pois não há uma corporeidade universal, cada corpo tem a sua, se estamos no nosso corpo diante do mundo, somos o nosso corpo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: