Dança: a linguagem corporal


por Keice Granzotto Casarri

A dança, em sentido geral, pode ser caracterizada como o mover do corpo, segundo uma relação entre tempo e espaço. É uma das três principais artes cênicas da antiguidade e é tida como a mais antiga, aquela que o ser humano traz dentro de si desde sempre. 

O homem dançou antes mesmo da linguagem oral. A dança faz parte da comunicação humana, com a utilização de código de sinais, gestos e expressões fisionômicas às quais, posteriormente, foram adicionados ritmos.

 O ritmo, que acompanha a linguagem gestual, é o que representa a fagulha inicial da vida que habita os músculos do corpo humano. Serve para regular e medir todas as forças vitais, harmonizar e equilibrar os movimentos, dando expressão aos gestos e às reações.

Pelas manifestações corporais o ser humano se relaciona com o ambiente.  Cada palavra da linguagem corporal propicia ao individuo o reconhecimento do outro e de si mesmo, uma vez que deixa transparecer carências, privações, necessidades, dificuldades existenciais e emocionais, revelando experiências sentidas, imaginadas e vividas, proporcionando diversas e sucessivas leituras. 

 Dançar é uma arte fundada sobre a ciência do movimento, mas o corpo físico, como ensina a corporeidade, é apenas parte do ser humano. Não é mais possível pensar que os indivíduos são apenas corpos que executam movimentos. A dança, representação da corporeidade, se definirá simplesmente por existir, por ser presente, por relacionar-se com as coisas e com o mundo e descobrir a mágica de que, ao entender o que o corpo tem a dizer, entende-se o que as pessoas têm a dizer.

Anúncios

2 Respostas

  1. Mtoooooo bom! Sem palavras para dizer o quando adoro seus artigos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: