Os benefícios da dança de salão


por Keice Granzotto Casarri

No mundo globalizado, as pessoas estão mais preocupadas com seu bem-estar. A dança de salão reúne características que, até certo ponto, influenciam na melhoria global do indivíduo, pois atua nos três domínios da natureza humana: fisiológico, afetivo e cognitivo.

A dança de salão é uma complexa atividade que envolve integração de habilidades sensoriomotoras. Como uma poderosa arma de combate à vida sedentária na aptidão física, favorece o aumento da energia, do equilíbrio e do tônus muscular. Melhora a força, o sistema respiratório, a postura e a capacidade mental. Trabalha harmonicamente o corpo todo, deixando-o saudável e bonito.

É eficiente, também, sob o ponto de vista psicológico. Afasta o indivíduo das preocupações cotidianas. Proporciona gratificação real e presente. Permite que o indivíduo estruture sua experiência de si mesmo com o mundo, seu modo de viver e sua cultura.

Quem dança a dois precisa aprender a interagir com outras pessoas, romper padrões de comportamentos, lidar com seus erros e com os erros dos outros. Um exercício de diplomacia e tolerância, que releva limites e potencialidades que, geralmente, ficam escondidos dentro de cada um.  

Quando se pensa nos diversos benefícios que a dança de salão oferece ao ser humano, fica difícil defini-la. Agrega valores como reflexão, autocrítica e autoconhecimento. Apresenta ao praticante um caminho de relacionamentos, com ele mesmo, com todos e tudo que está a sua volta, modificando a postura no sentido de como enfrentar a vida.

A pluralidade é a riqueza da dança de salão, então, vamos dançar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: