O mercado da dança de salão


por Keice Granzotto Casarri

Por muito tempo, a dança de salão foi considerada uma atividade para a terceira idade, mas essa imagem está sendo desfeita e a prática conquista cada vez mais pessoas de ambos os sexos, todas as idades, cor, raça e níveis sociais. A procura por escolas de dança tem aumentado. Antigos espaços populares e salões de baile foram revitalizados e ganharam novos atrativos. Surgiram novas companhias de dança, com alto nível técnico e com um aumento no número de dançarinos de salão.

O nível atual de popularização é grande, mas nem sempre foi assim. As danças sociais sofreram proibições, preconceitos e foram taxadas como um modismo, no entanto souberam chegar com maestria ao do século XXI. Por isso, não é exagero dizer que crescem a cada dia.

A mídia foi uma das responsáveis por abrir passagem para a dança de salão e encorajou muita gente que nunca dançou a começar. Foram reportagens, revistas e jornais especializados. Vários filmes referentes à dança social fizeram sucesso, entre eles: Dirty Dancing, Dirty Dancing 2, Shall we Dance (Dança Comigo) e Take the Lead (Vem Dançar).

Na TV existiram programas e novelas que apresentaram competições de dança de salão. Nota-se maiores detalhes, focando nos trabalhos da Rede Globo de Televisão, como as novelas Dancing Days e Rainha da Sucata, responsáveis pela popularização da Discoteca e da Lambada, Salsa e Merengue, que disseminou os ritmos caribenhos e, mais recentemente, Caminho das Índias, em que várias cenas aconteceram no ambiente dos bailes da gafieira Estudantina, localizada no Rio de Janeiro.

O desenvolvimento e crescimento da dança de salão são fatores claros e contínuos. Novos ritmos, passos e formas de dançar aparecem a todo momento, mas a essência da dança é o ser humano, a troca de contato corporal e emocional. Por isso, de tudo que a dança de salão já realizou até hoje, uma das mais expressivas e importantes conquistas foi fazer crescer o interesse da sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: