A fenomenologia e a dança de salão


por Keice Granzotto Casarri

A fenomenologia como corrente filosófica foi fundada por Edmund Husserl, na Alemanha no fim do século XIX e começo do século XX. Baseia-se no movimento de voltar às coisas mesmas, isto é, aos fenômenos, que aparecem na consciência de forma intencional.

Com fundamento em uma faculdade de sentir, perceber e receber, a fenomenologia está imersa em um universo de possibilidades no modo de ver, pensar o mundo e suas relações. Repõe as essências na existência, capta o íntimo das experiências e chega aos sentidos e significados. É como um processo, em que os perfis se entrelaçam e as experiências são vividas, sendo possível compreender o homem nas manifestações dessas vivências.

A dança de salão é uma sucessão de movimentos, é a variação do andar associado a giros e a sintonia entre os dançarinos e a música. No pensamento fenomenológico, o movimento é entendido como um diálogo entre o homem e o mundo. Movimentar-se é a ação original do ser humano. Dessa forma, ele se humaniza e se aperfeiçoa, conhece e se conhece, transforma e se transforma. Inventa novas técnicas, organizações, conceitos, valores e reinventa a si próprio.

O movimento no corpo dançante designa um deslocamento, uma transformação e identifica-se como impulso corporal, com a capacidade de projeção do corpo no tempo e no espaço. Um corpo, ao dançar, entrega-se ao ímpeto do movimento, deixando-se deslocar e transformar. Ele atravessa o espaço, joga com o tempo, brinca com as forças e leis físicas, diverte-se com seu peso, provoca dinâmicas inusitadas […] (DANTAS, 1999)

 

Anúncios

2 Respostas

  1. Muito chiq seu blog, amiga!

    Parabéns.

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: