O marketing de experiência


por Keice Granzotto Casarri

Vivemos em um momento de valorização da pessoa e, por isso, as escolas/professores de dança precisam focar na individualização dos relacionamentos.

Normalmente, quando um indivíduo manifesta interesse em conhecer algum curso de dança, oferecem-lhe a oportunidade de realizar uma aula gratuita. Esse hábito apoia-se no conceito de marketing de experiência, caracterizado por permitir que alguém não apenas conheça os benefícios do serviço de forma racional, mas também sinta, veja, ouça e interaja.

Experiências invocam um amplo envolvimento sensorial e tratam o cliente como ele realmente é: um decisor governado por suas emoções.  Muitos estudiosos da neurologia, mostraram que sem a emoção a mente se perde e o ser humano escolhe mal.  As emoções atuam como um filtro e reduzem, drasticamente, o número de alternativas a serem consideradas na decisão de uma compra. Elas funcionam como um sistema de qualificação de diferentes opções de escolha.

Neste contexto, uma aula gratuita é um componente chave para a criação de valor percebido. Um poderoso combustível, que  impacta diretamente na decisão do cliente em matricular-se no curso. Se a experiência proporcionar satisfação, o cliente não só se torna fiel como comenta com outras pessoas aquilo que vivenciou.

Cabe as escolas desenvolver um planejamento sistemático de estímulos que proporcionem uma experiência emocional e especificar à seus funcionários e professores quais mensagens transmitir aos clientes. Nos gestos, nas palavras e no olhar, paira sempre a vivência e a sensibilidade de alguém. “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca.” (LARROSA, 2001).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: