Filmes de dança: inspire-se


por Keice Granzotto Casarri

A magia da dança sempre contagiou o cinema, que não se cansa de produzir e exibir histórias dançantes. No espírito do rodopiar, conheça os estilos destas produções cinematográficas:

1992 – Strictly Ballroom

 Comédia romântica, onde o dançarino profissional Scott Hastings (Paul Mercurio) e  sua inexperiente aprendiz Fran (Tara Morice) ousam desafiar todas as convenções das danças de salão.  O paso doble do final é de tirar o folêgo, de querer dançar e não parar mais

1997 – Dirty Dancing

Dirty Dancing é uma “bíblia” para dançarinos e curiosos. Ao som da música e com a paixão pela arte de dançar, Frances  Houseman (Jennifer Grey) e Johnny Castle (Patrick Swayze) sabem o que estão a fazer e querem que o mundo saiba. Frances é uma jovem proveniente de uma família prestigiada que se apaixona pelo seu instrutor de dança, Johnny, em uma colônia de férias…o resto, é dança!

1998 – Dance With Me

Romanticamente latino. Com a morte da mãe, o cubano Rafael Infante (Chayanne) parte para Houston em busca do seu pai, John, que desconhece a sua existência. John é proprietário de um estúdio de dança. Como filho de peixe peixinho é, Rafael mostra que nasceu para dançar, lado a lado com a estrela do estúdio Ruby, protagonizada por Vanessa Williams.

2000- Center Stage

No meio do palco deste filme estão três jovens – Jodie, Eva e Maureen – que procuram o sucesso e a fama na prestigiada Academia Americana de Balle e depressa aprendem que a dança está cheia de obstáculos inesperados. Acima de tudo, esta história mostra que a dança tem de ser um prazer e não um dever.

2001- Save The Last Dance

Depois da morte da mãe, Sara (Julia Stiles) é obrigada a ir viver com o pai. Consumida pelos remorsos – a mãe morreu num acidente de viação a caminho de um dos seus espectáculos de dança – a bailarina deixa de lado seus sapatos até conhecer Derek (Sean Patrick Thomas), um jovem apaixonado pela dança e pela vida.

2004 – Shall We Dance

 John Clark (Richard Gere) é um homem que tem tudo, incluindo felicidade, mas na viagem diária entre o trabalho e sua casa, cruza olhares com uma bela mulher em estúdio de dança, o que o leva a inscrever-se na escola. Em vez da linda Paulina (Jennifer Lopez) é a Miss Mitzi (Anita Gillette) que acaba por ser a sua instrutora e John depressa percebe que o que lhe faltava na vida não era um affair, e sim uma nova paixão…a paixão pela dança.

2004 – Dirty Dance 2

Katey Miller (Romola Garai), jovem americana rica, muda com a família para Cuba um ano antes da Revolução de Fidel Castro. Contrariando o desejo dos pais, que querem vê-la casada com um jovem do seu círculo, ela se apaixona pelo garçom do hotel, o cubano Javier Suarez (Diego Luna), jovem dançarino nas horas vagas. Como pano de fundo, muito mais do que a libertação de um país, o que está em jogo é a libertação de uma menina que, com a ajuda desse amor, se transforma em mulher.

2005 – Mad Hot Ballroom

Qualquer pessoa pode aprender a dançar, é essa a valiosa lição deste documentário que registra como um grupo de crianças, provenientes de escolas públicas de Nova Iorque, aprenderam a dançar em muito pouco tempo. Inicialmente relutantes, transformam-se em damas e cavaleiros para se apresentarem, com pompa e circunstância, no campeonato final da cidade.

2006 – Step Up

O acaso une um adolescente rebelde a uma bailarina de ballet de enorme talento. Ele precisa de encontrar o seu rumo na vida, ela precisa de um parceiro para convencer, de uma vez por todas, o mundo da dança. Será que a pista irá uni-los? Protagonizado por Channing Tatum, Jenna Dewan, Domaine Radcliff, De’shawn Washington, Drew Sidora, Rachael Griffiths, delicie-se e aproveite para aprender alguns passos fantásticos.

2006 – Take The Lead

Filme inspirado na vida real do professor Pierre Dulaine (Antonio Banderas), que ao ver uma cena chocante, decide ajudar adolescentes de uma periferia, considerados “perdidos”. Usando a dança de salão consegue o que nenhum outro já conseguiu: resgatar jovens do submundo e dar-lhes uma nova perspectiva de vida, fazendo-os terem sonhos e superarem preconceitos.

 

Anúncios

4 Respostas

  1. Olá Keice!

    Adorei seu blog, pois vejo que, como eu, és uma admiradora nata da dança de salão.

    Gostaria, se possível, de manter contato com você. Estou entrando nesse universo da dança com muita vontade e creio que possamos trocar informações.

    Parabéns pelo blog!!
    Abraço.

    • Hevelyne,
      Realmente, adoro dança de salão.
      Fico feliz que tenha gostado do blog, passe por aqui sempre que desejar.
      Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar sobre os posts!

  2. Parabéns pelo artigo… sucesso
    Fausto – Portal da Dança
    http://www.portaldadanca.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: