Terceira idade? Dance


por Keice Granzotto Casarri

Envelhecer desafia qualquer definição.  O envelhecimento não é meramente uma passagem de tempo, é um acúmulo de acontecimentos que faz com que o organismo funcione de forma diferenciada. O corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos. Há perda da agilidade, mobilidade e elasticidade.

A dança de salão, ajuda a otimizar o processo de envelhecimento tornando a vida do idoso mais fácil. Robatto (1994) relata que a dança pode ter seis funções: auto-expressão, comunicação, diversão e prazer, espiritualidade, identificação cultural, ruptura e revitalização da sociedade. Por isso, ao dançar, todos se sentem bem. Como atividade física, garante a independência funcional do individuo através da manutenção de sua força muscular, sustentação, equilíbrio, potencia aeróbica e movimentos corporais. Como atividade estimuladora da integração social, permite o prazer de extravasar emoções e sentimentos em uma dança. 

O estilo de vida ativo é uma atitude, e não um privilegio da pouca idade. Nesse sentido, a dança de salão serve como amortecedor das barreiras do medo e do preconceito relativos ao ser envelhecido. Movimentar-se auxiliado pela dança, pode conduzir a um despertar interior, repercutindo em auto-conhecimento e em melhora da qualidade de vida.

No tocante as escolas de dança, o segmento cria demandas para aberturas de turmas específicas para a terceira idade. A proporção de idosos (60 anos ou mais) aumentou de 8,8% para 11,1%, entre 1998 e 2008, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vale a pena investir nesse nicho!

Para os idosos que já dançam: ótimo. Continuem. Para quem ainda não ofereceu a si próprio essa oportunidade: Comece. É uma boa hora.

Anúncios

6 Respostas

  1. Keice, parabéns pelo blog!
    Elaine estou com um espaço cultural na zona norte de SP e meu seguimento é o teatro, mas venho desfrutando um pouco da dança de salão que conheci recentemente e gostaria muito de ter um prof. aqui no meu espaço. Como você é do ramo se tiver alguém para me indicar ou uma dica de onde oferecer a vaga, agradeço.

  2. Keice,
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Adoro dançar, mas ultimanente aqui na minha cidade, só há “bailes ” para os jovens, ou seja, nada de dança de salão.
    Gostaria de ser informada sobre bailes da terceira idade na região de Campinas.
    Agradeço imensamente,
    Abraços
    Dalva

    • Dalva,
      Obrigada pelo prabéns! Fico feliz que tenha gostado do blog.
      Não tenho conhecimento dos bailes na sua região, mas caso chegue até mim, pode deixar que publicarei.
      Uma dica: pare de procurar bailes “destinados” para a terceira idade. Procure somente por bailes de dança de salão, sem público específico. Dança de salão é para jovem e para todas as idades. O especial é, justamente, isso: a pluralidade.
      Bjs

  3. Olá Keice,
    Adoro ler suas matérias, que são sempre ricas em dicas e conhecimentos. Eu trabalho com dança de salão em Ipatinga – MG. Comecei a 18 anos com a Dança Sênior, direcionada para pessoas idosas e é uma mistura de dança de salão com danças folclóricas de vários países. É uma forma de divertimento, movimeto e inclusão social maravilhosa.
    bjo e parabéns pelo blog.

    • Elaine,
      Obrigada pelo elogio ao blog. Fico muito feliz em saber que gosta de ler meus artigos.
      Agradeço por compartilhar a dica da dança sênior no comentário do post. Olha ai, mais uma opção para a galera da “melhor idade”.
      Passe sempre que desejar por aqui!!!
      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: