Corpomídia


por Keice Granzotto Casarri

Dançar é produção de sentidos construídos a partir de interações entre os sujeitos (daçarinos, coreógrafos e público espectador) que apreendem e interpretam situações do mundo, relacionando-as às suas experiências de vida.

Katz e Greiner consideram pensar o corpo a partir da sua característica processual, enquanto mídia de si mesmo, forma que batizaram de Teoria Corpomídia:

 “ […] abordagem teórica que é tributária da semiótica peirciana nos usos do conceito de fluxo permanente (semiose) […] e da abordagem filosófica do papel das metáforas na construção da cognição proposta por George Lakoff e Mark Johnson”. (MACHADO, 2007)

Nesse linha de pensamento, o corpo é como um sistema vivo e está em trânsito contínuo de trocas de informações com o ambiente, que comunica ao receber mensagens, interpretá-las e retransmiti-las à sociedade. Se o corpo não encampa da cultura na qual ele está inserido, significa uma falha na construção cultural. As informações do meio se instalam no corpo, que é alterado por elas e continua a se relacionar com o meio, mas agora de outra maneira, o que o leva a propor novas formas de troca.   

Refletindo especificamente sobre a dança de salão, ” […] o corpo assume uma posição de privilégio, pois é quando a contaminação ocorre e pode ser verificada”. (SPANGHERO, 2003).  Ao olhar os passos de uma dança, é possível notar o corpo como mídia, organizando e colecionando informações, sempre em mutação.

“O corpo não é um lugar onde os eventos acontecem e vão embora. Os acontecimentos estão no/são o próprio corpo, ocorrem com pensamentos, veias, dores, pulsações…Somos corpo e não pessoas que possuem um corpo ou habitam um”. (RENGEL, 2007)

Cada informação que chega ao corpo enquanto dançamos reposiciona-o por inteiro. Então, sinta, ouça e dance!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: