Aula particular X aula em grupo


por Keice Granzotto Casarri

Há dois tipos de aula particular: a individual, onde uma pessoa chega sem par e dança diretamente com o professor e a de casal, onde um par já formado escolhe um profissional para ensiná-los.

Na aula particular o foco é dirigido ao indivíduo/casal, considerando suas características,  facilidades e dificuldades. Assim, em pouco tempo, é possível adiantar o aprendizado de meses com um rendimento, expressivamente, melhor.  A flexibilidade de horário também é um grande diferencial, pois permite organizar-se para ter um maior aproveitamento.  Além disso, existe a questão da privacidade e segurança de dançar com  quem sabe (professor), fatores que tranqüilizam, principalmente quem está começando. 

A socialização é a grande aliada da aula em grupo, que  são um ótimo momento para fazer novas amizades. Exprimentar dançar com várias pessoas prepara os alunos para lidar e se adaptar com situações inusitadas e diferentes padrões, como dançar com quem não se está acostumado ou com alguém que acabou de conhecer. Faz com que todas as possibilidades – de dança e personalidade – sejam colocadas em prática.

Como visto, ambos os estilos têm suas principais vantagens, mas há  a “terceira opção”: mesclar aulas particulares e aulas em grupo e aproveitar o melhor de cada uma. É possível começar com aulas em grupo e depois migrar para as particulares, fazer o caminho inverso ou ainda frequentá-las simultaneamente!

São muitos os fatores que levam a preferência por aula particular ou em grupo, o ideal é sempre fazer a escolha conforme os objetivos, porque , “lo que importa mismo, es bailar” !

Anúncios

4 Respostas

  1. Boa tarde!
    Gostei muito dos seus artigos. Você tem algum material relacionado com a parte pedagógica e didática referente as aulas de dança de salão?
    Desde já agradeço. Fico feliz em saber que existe pessoas que como você, que têm uma visão tão extensa e profunda da dança de salão….um forte abraço.

    • Alex,
      Que bom que gosta dos meus artigos. Não tenho certeza se tenho material didático-pedagógico específico. Vou olhar meus acervos e se encontrar algo, te aviso. De qualquer forma, acredito que muito do conteúdo que publicado aqui no blog pode ajudar em sala de aula. De repente, as informações que você precisa estão nas entrelinhas dos post.
      Agradeço a vista e volte sempre!
      Abraços

  2. Olá, gostaria de dizer que gosto muito dos seus artigos. Publiquei um deles no meu site, citando, é claro, as devidas fontes e links, mas gostaria de saber se vc se importa de eu publicar mais este artigo, pois são informações que não poderiam ter sido colocadas de melhor forma… aguardo…
    Obrigada
    Luis

    • Oi Luis,
      Bom saber que você gosta dos meus artigos. Fico feliz.
      Eu já tinha visto que você publicou o artigo sobre “expressividade na dança” no seu site. Não me incomodo que meus artigos sejam publicados em outros sites, desde que a fonte e os links sejam citados, como isso você já faz…sem problemas, pode publicar! Afinal, é sempre interessante dividir e mutiplicar conteúdo.
      Bjs e obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: