Soldadinho de chumbo


por Keice Granzotto Casarri

Enquanto alguns dançam com uma leveza invejável, outros se perguntam: como conseguem?

A maior parte dos principiantes, depois que começam a dominar os primeiros passos em qualquer estilo de dança, encontram uma nova dificuldade: compreender que dançar é um ato expressivo e que a expressão vem quando o corpo está relaxado.

Com a intenção de manter-se ereto, muitos ganham a aparência de um manequim e a posição é quase igual a de  um soldadinho de chumbo: pés plantados firmes no chão, peito inflado e costas jogadas para trás, o que, além de causar um efeito estético deselegante, coloca em perigo a saúde, já que as vértebras da coluna podem ser comprimidas e afetadas.

A carapuça serviu? não desanime! Todos passam por essa situação e para amenizá-la, basta ter um pouco de paciência e estar atento a alguns detalhes:

  • Regra básica: abdômen contraído! Fique no eixo. A possibilidade de perder o equilíbrio e a probabilidade de invadir o espaço do parceiro será reduzida;
  • Ao mover os pés, lembre-se de onde deve estar o peso do corpo. Deixar o peso distribuído não é indicado (salvo em alguns passos onde é necessário), a mobilidade será comprometida;
  • Entre as principais funções da cabeça estão: ajudar a alinhar o corpo, fazer o contrapeso nos movimentos mais fortes e minimizar tonturas, por isso, fixe no olhar do parceiro. Não olhe para baixo e muito menos acompanhe os movimentos do dançarino do par ao lado na tentativa  de dançar da mesma maneira;
  • Dançar é com o corpo todo. Cuidado para não encostar apenas o rosto com o do parceiro e manter o restante  do corpo distante, atitude que tornará a postura arqueada para frente.

São dicas simples, mas se seguidas melhoram muito a qualidade de uma dança!

Drible a insegurança inicial e recrie com seus próprios meios e estilo. Seja notável. O segredo de dançar naturalmente é a dosagem correta entre tempo de prática, dominar com destreza os movimentos e entender o espírito de cada dança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: