A imagem corporal


por Keice Granzotto Casarri

A imagem corporal corresponde a todas as formas como o indivíduo experimenta e conceitua seu próprio corpo. É uma construção mental a partir de impressões subjetivas e de valores, moldada pelas experiências individuais, relações sociais e culturais e  que,  por ser influenciada por estados emocionais, conflitos psíquicos e interação com outros seres, é também  mutante.

Zaniboni e Carvalho (2007) afirmam que a dança de salão favorece o desenvolvimento da imagem de si mesmo a partir  da forma como o relacionamento do indivíduo com seu corpo acontece e da experiência com o outro, pois o estreitamento do vínculo entre os sujeitos e a integração entre os corpos proporciona (re)construção da imagem corporal. Para Schiller, 1999 (apud Rosa Neto, 2009, p. 45): “qualquer movimento executado pelo indivíduo pode modificar a sua imagem corporal; ao mesmo tempo a imagem corporal irá imprimir características individuais e circunstanciais à realização de qualquer movimento executado pelo indivíduo”.

A dança mexe com as pessoas, seduz gerações desde que o mundo é mundo, e engana-se muito quem pensa que a dança só trabalha simples movimentos de corpo. Dançar é muito mais que reproduzir movimentos, já cada corpo tem seu tamanho, formato, história, ritmo e esses aspectos são como um documento pessoal e intransferível.

Nesse sentido, a dança de salão pode trazer uma importante contribuição: modificar a percepção corporal e alterar a relação mente-corpo de forma positiva, pois enquanto braços, pernas e etc se soltam ao ritmo da música, a mente também faz a festa!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: