Livre-se do chá de cadeira


por Keice Granzotto Casarri:

Existe uma reclamação generalizada das mulheres: o famoso “chá de cadeira” nos bailes. Para que isso não aconteça, separei algumas boas ações para as damas brilharem no salão:

– Se você quer dançar, escolha locais em que as pessoas vão com esse próposito;

– Use roupas e  sapatos adequados ao ambiente;

– Não saia em “bando” de amigas. Vá acompanhada por um casal ou grupo misto;

– Tenha sempre um sorriso no rosto;

– Circule no salão, sentadinha na cadeira ninguém aparece;

– Caminhe sem bolsa, podem pensar que você está de saída;

– Não recuse convite para dançar. O desajeitado de hoje é o bom dançarino de amanhã;

– Acredite no seu corpo e tenha  confiança no cavalheiro. Lembre-se: o corpo dele fala, é só interpretá-lo.

Anúncios

2 Respostas

  1. Essas dicas são super valiosas para qualquer dama. Enquanto aprendia a dançar, os professores falavam duas coisas e sempre me deixaram com dúvida sobre elas.
    A primeira é que a dama não pode recusar o convite de um cavalheiro, pois ele nunca mais irá tirá-la para uma dança, mas na dança de salão, cada um tem um estilo e fico com medo de ser chamada por alguém que dance de forma diferente do que aprendi e fazer tudo errado, passar vergonha e tal.
    A segunda, é que a dama não pode chamar um cavalheiro para dançar. Se meu esposo não dança e não posso tirar um homem para dançar, então o que farei em um baile?
    É muito triste ir a um baile e ficar na cadeira, dá até vontade de chorar e eu já chorei por isso. Hoje mesmo, vi uma amiga chorar pelo mesmo motivo. Deveriam mudar esse conceito da dama não poder chamar cavalheiros para dançar.

    • Rosana,
      Vamos lá!
      1º A dama PODE recusar o convite de um cavalheiro. Cada um é livre e tem o direito de escolher, principalmente com quem vai dançar. O fato é que, não recusar, é uma questão de bom tom e educação e evita, também, que esse cavalheiro saia com uma impressão errada de você, como você ser arrogante, se sentir superior ou algo do tipo. Além disso, aceitar os convites, te abre novas oportunidades. Se você aceita dançar com um cavalheiro, os demais poderão te observar na pista e, ao notarem que você dança bem, novos e diferentes cavalheiros irão convidá-la para uma próxima dança. Isso evita que você fique sentada!
      2º Não sei a qual cultura ou sob que aspecto o seu professor se referiu, quando disse que uma dama não deve tirar um cavalheiro para dançar. Na dança de salão, aqui em São paulo e, pelo que vejo, em outros estados também, isso não é praticado. Qualquer dama PODE tirar um cavalheiro para dançar. O que ocorre, ás vezes, é que a maioria das damas não se sentem confortável com isso, por isso preferem esperar o convite. Entretanto, essa é uma questão pessoal e não de “regra” de dança. Caso não se sinta confortável para convidar, pode usar pequenos truques, como: ficar na beirada da pista dançando sozinha ou próximo a um grupo de cavalheiros. Com certeza, eles irão entender o recado. O que vale mesmo, é se divertir!
      Espero ter ajudado.
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: