Os exibicionistas da dança


por Keice Granzotto Casarri

Gesticulações excessivas, caras e bocas em demasia. A vaidade na dança de salão cria os “pavões machos e fêmeas”, aqueles que querem mostrar sua extravagância e saem pisotendo quem estiver na frente. Pois é, os performáticos, apesar de ser minoria, estão por aí.

Passos mirabolantes são uma plasticidade cênica e, ampliados em força e espaço nem deveriam ter saído das apresentações e shows… mas quando os dançarinos percebem que há alguém olhando, o exagero é crônico. Salve-se quem puder! Normalmente, eles não notam que a maioria dos olhares não é de elogios.

Maria Antonietta não perdoa: “Esse pessoal precisa colocar na cabeça que isso é um desserviço à dança. O sujeito tem que entender que uma coisa é show, outra é dançar em salões. Eles têm que se educar. Têm que respeitar os demais, que estão dançando próximos a eles, simplesmente pelo prazer de dançar. É uma coisa até mesmo perigosa para a integridade física dos outros pares. Lembro-me de uma amiga que levou um pontapé que lhe abriu a canela.” (CAMPOS, Marcos C., 1997)

Na pista de dança, educação e consciência é indiscutível. Perder a noção de espaço é de muito mau gosto. Um verdadeiro “pé de valsa” pode até aparecer, mas não será por cima de ninguém. Menos é mais. A dança na sua simplicidade agrega e atrai multidões.

Anúncios

2 Respostas

  1. Foi muito esclarecedor ler esse artido. Nos bailes, enquanto dançamos, muitas vezes aparece um casal atropelando e passando por cima de todos sem nem se descupar. Na dança deve existir respeito mútuo, pois um baile não se trata de uma apresentação individual. Os cavalheiros também precisam ser mais atentos, não devem deixar a dama esbarrar e atrapalhar outros casais, a condução também existe para isso. Nada de querer aparecer demais e atrapalhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: