O professor ideal


por Keice Granzotto Casarri

O fato de que não é para qualquer um conseguir equilibrar o saber e o dom de dar aula, é inquestionável. Estudo, didática, técnica, musicalidade, movimentos, consciência corporal, persistência e calma são alguns fatores importantes para os que almejam ser um professor de dança de salão, mas esses por si só, estão longe de serem fatores suficientes para formar um bom profissional.

Características são particularidades.  Há algumas que já são inerentes para alguns seres humanos, outros necessitam fazer um grande esforço para conquistá-las. No caso dos professores de dança, certas especificidades são profundamente necessárias e, pensando nisso, aí vai um pequeno conjunto de grandes características que os arte educadores devem deixar aflorar naturalmente ou desenvolver:

* ORGANIZE-SE: um bom professor tem tudo planejado (ou quase tudo). Controles de horários e aulas, cadastros de alunos, relações de passos, seqüencias musicais e etc. Isso demonstra  responsabilidade e foco;

*PONTUALIDADE: Se disser que fará algo, faça. Dê retornos e satisfação. Não deixe alunos esperando. Não se atrase e, se acontecer, reponha o tempo. Vários professores perdem a credibilidade só por não cumprirem essas regras simples do cotidiano.

*OBSERVAÇÃO POSITIVA: perceba o que está diferente e seja capaz de elogiar. Um corte de cabelo novo, um sapato adequado, uma gentileza, um passo bem executado… alunos precisam entender que são importantes.

* SABER OUVIR: Às vezes, alunos têm a necessidade de falar enquanto dançam. Exercite seu lado psicólogo. Ouça, mesmo que o assunto não lhe interesse e você não queira dar palpite.

*HUMILDADE: Reconheça e tenha a coragem de assumir quando você não conhece algo. Receba as críticas com atenção. Não as despreze só por sentir seu orgulho ferido. Não pense que você está certo em tudo. Antes de ser professor é também humano e, como qualquer outro, você também erra. Faça análises e melhore.

*PERCEPÇÃO: Não privilegie ninguém. Alunos notam quando não são reconhecidas ou quando a individualidade do mestre é dirigida só para alguns. Sem exclusões ou esteja pronto para ser excluído. É a lei da reciprocidade.

*CARISMA: Trate bem as pessoas. Não faça distinção de posição social, idade, raça, aparência física ou o que quer que seja. Quando você torna um aluno invisível, inevitavelmente, você vai perdê-lo.

*POSICIONAMENTO: Em situações de conflitos, é preciso deixar claro sua posição/opinião. Demonstre respeito pelos acontecimentos. Se esquivar ou nada dizer, não é uma boa opção. Alunos acreditam nas atitudes e não ter nenhuma atitude é também dizer algo. É dizer que você não se importa ou que concorda com tudo que está havendo.

*NÃO AO EXIBICIONISMO: Assim que os alunos perceberem que um professor deixou de ser um amante da dança para se tornar um exibicionista, eles irão evitá-lo, principalmente se sentirem que também estão sendo usados nessa exibição. Ninguém gosta de quem “se sente”.

*DIVULGUE: Seja um bom vendedor. Para ser um bom professor é preciso ter alunos. Mostre seu serviço. Lembre-se, em uma escola de dança há pessoas de todas as áreas e das mais variadas profissões. Peça ajuda aos alunos.

O professor de dança deve ser, antes de tudo, um apaixonado por seu trabalho. Ser intenso e perfeccionista (na dose certa, claro!). De acordo com a etimologia da palavra, alunos são seres sem luz. A função do professor é oferecer possibilidades para que eles consigam brilhar e, quanto melhor o professor, mais forte o aluno reluzirá.

Anúncios

2 Respostas

  1. Artigo impressionante, tanta verdade! Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: