Para falir sua escola


por Keice Granzotto Casarri

Sydney Finkelstein, autor de “Why Smart Executives Fail”, definiu sete hábitos caracterizadores das pessoas excepcionalmente malsucedidas. Praticamente todos os líderes responsáveis pelos mais terríveis fracassos empresariais apresentam, no mínimo, quatro ou cinco desses hábitos. E se eles se aplicam a líderes de grandes corporações, podem muito bem ser aplicados a empreendedores de pequenos e médio porte.

Abaixo uma releitura dos hábitos de Finkelstein, aplicados para escolas de dança. Você, empresário do setor, que deseja falir seu negócio, siga criteriosamente essas indicações:

  1. Veja a si mesmo e a sua escola como protagonistas de seu segmento. Sinta superioridade, aja como se os alunos fossem grandes felizardos por frequentarem suas aulas.
  2. Use sua escola para a realização de suas ambições pessoais e misture com sua vida particular. Inclusive, sempre que possível, utilize-se do fluxo financeiro.
  3. Seja arrogante. Mantenha a ostentação, a vanglória e a futilidade. Julgue-se detentor de todas as respostas e deixe de aprender. Decida tudo rapidamente, sem avaliar todas as implicações e se quiser fazer melhor, não tome posição sobre nada.
  4. Elimine impiedosamente aqueles que não concordam integralmente contigo. Seja movido pelo orgulho e pela soberba. Afaste todas as pessoas com pontos de vista contrários e discordantes e nunca ouça as sugestões para melhorias ou correção de problemas.
  5. Deixe que todos os colaboradores divulguem como e o que quiserem sobre a escola, e torne-se obcecado por aparecer e ostentar sua imagem. Esqueça-se de grande parte das operações diárias e dos alunos, coloque-os em segundo plano.
  6. Subestime os obstáculos. Seja fascinado pelo desejo de conquista e não avalie as dificuldades. Quando os problemas surgirem, não reavalie o curso de suas ações e superestime a extensão do que pode controlar. Continue achando que você sempre dará um jeito, porque  você é insuperável.
  7. Confie em modelos bem sucedidos. Faça apenas o que já foi testado e aprovado em experiências anteriores. Insista em oferecer um serviço e um atendimento que deixa de levar em conta as inovações e a satisfação dos alunos.

O antídoto? Seja humilde, organize-se, tenha uma atitude de aprender, aceite a diversidade, apareça na medida certa, inove e haja o que houve, aja.

Empresários bem sucedidos baseiam-se na ética do caráter, que ensina que existem princípios básicos e que as pessoas só podem conquistar seu verdadeiro sucesso quando aprendem a se integrar com esse princípios. Bons adminstradores cuidam  do presente e preocupam-se com o futuro, porque reconhecem que também estão à mercê de circunstâncias em constante mutações e sabem que não é possível dominar tudo, o tempo todo.

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