Aprendiz, sempre aprendiz


por Keice Granzotto Casarri

Nas entrelinhas das diversas aulas dançantes que existem por aí, está o desafio de provocar as pessoas a saírem da sua zona de conforto. Esse desafio se torna ainda maior quando os alunos são veteranos ou profissionais de dança, que tendem quase que instintivamente, a se armarem e erguer suas defesas para minimizar o incômodo das novidades. É o famoso: sempre fiz assim e vou continuar assim!

Que tal abrir espaço para o novo? Novos avanços revigoram o ânimo, geram motivação para ir a diante e conquistar sempre mais. Não importa há quanto tempo convive com a dança, trazer a tona o comportamento de ser puro e simples aprendiz é importante, pois uma aula é um processo. Entregue-se ao que está sendo proposto, vivencie da maneira mais aberta possível, olhe por outra perspectiva e só depois, quando tudo terminar, analise se os ensinamentos podem ser úteis e satisfatórios.

Não estou sugerindo que se deva ser passivo ou submisso durante uma aula de dança, principalmente quando se tem repertório e bagagem. Um bom aprendiz é participativo, pergunta, sugestiona, debate e argumenta, mas não com uma postura defensiva, de crítica e de dono da verdade, o intuito deve ser o de construir conhecimentos para desenvolver e aperfeiçoar habilidades.

Não se esqueça, alguém sempre pode te trazer uma facilidade ou uma melhora ainda não pensada. Na dança, uma verdade única é rara e improvável, as coisas costumam ter vários caminhos e vertentes, e o resultado só acontece, se o que se aprende é posto em prática no cotidiano. A frase de Guimarães Rosa cabe como uma luva e encerra harmoniosamente esse artigo: “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente, aprende”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: