E o nome da sua escola?


por Keice Granzotto Casarri

Muitas vezes, um nome, pode ser fator determinante para o sucesso de um negócio. Por isso, para escolhê-lo é preciso dedicação e estudos. Vai abrir uma escola? Então, antes de decidir, leia as dicas abaixo. São simples e muito valiosas.

1º Planeje
Um nome não pode ser somente uma preferência pessoal. É preciso reflexão, pois será o identificador fundamental da sua escola, é ele que chegará aos alunos e será o carro chefe do posicionamento que deseja ter no mercado.

2º Escolha nomes curtos
Um bom nome precisa ser fácil de gravar, como Nike e Apple, por exemplo. Nomes longos ou difíceis de serem escritos, entendidos ou pronunciados, não criam memória residual, o que dificulta a propagação do nome da sua escola, principalmente, no “boca-a-boca”.

3º Não se aproxime do concorrente.
Ter um nome muito parecido com o do concorrente, não é uma estratégia muito vantajosa. O público acaba se confundindo e apesar de funcionar às vezes, a médio prazo a escola será vista como uma cópia e sem identidade própria.

4º Não associe o próprio nome
Esse caso é uma faca de dois gumes, quando você associa seu nome a uma escola, fica para sempre. Se no futuro pisar na bola e falir o negócio, seu nome afunda junto com a escola. Você ficará marcado como “o incompetente”

5º Não recorra a outros idiomas
Neste caso, o erro não é usar termos em inglês ou de outras línguas estrangeiras, e sim, não se preocupar se será de fácil entendimento e pronúncia. Se os alunos tiverem problemas para pronunciar ou escrever o nome, que dirá novos consumidores.

6º Atenção para sonoridade
Há propriedades fonéticas que são bem apropriadas para determinados segmentos. Por isso, antes de nomear sua escola, é recomendado que seja pesquisado quais vogais e consoantes são aconselhadas para determinados mercados. Um nome com sonoridade ruim não cria simpatia.

Enquanto um nome criativo e apropriado pode impressionar futuro clientes e agradar aos seus alunos, escolher um nome sem originalidade e sem graça pode transmitir a mensagem errada: falta de entusiasmo com relação a escola. Não há fórmula mágica, mas existem algumas características comuns a todos os nomes de sucesso de empresas líderes em seus mercados: a listinha acima…

Anúncios

8 Respostas

  1. Olá, Keice
    Esse texto é muito bom e ajuda muito à quem esta pensando em nomes para sua escola. Eu estou perto de abrir uma turma de dança para mim, mais sou indecisa e não sei q nome por…
    Moro no Rio Grande do Sul em Camaquã, interior de Porto Alegre. Andei pesquisando alguns nomes, gostei de um, mas em São Paulo já tem uma escola com esse nome. Teria alguma dica para mim? Ficaria muito grata! Aguardo desde já e obrigada!

    • Oi Pamella,
      Que bom que gostou do texto, fico feliz. Desculpe por minha resposta tardia, estive afastada do blog por uns meses por questões profissionais.
      Se ainda houver tempo, a maior dica que posso te dar é: pense em nomes curtos e simples! Como o seu caso, pelo que compreendi, se trata de um grupo de dança e não de uma escola, tente de lembrar das palavras que estão à volta da dança, como: passos, compassos, movimento, corpo, par e etc…delas pode sair alguma inspiração.
      Boa Sorte!
      Abraços

  2. Olá! Gostaria de entrar em contato para aprofundar um pouco mais este assunto sobre a escolha de um noma para uma escola de dança. Como faço?

  3. Se tivesse lido este texto a 8 anos quando abri minha escola talvez tivesse colocado outro nome.
    Ótimas dicas!

  4. Ótimas dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: