O Blog

por Keice Granzotto Casarri

A relação entre vida e movimento humano constitui a visão de que essencialmente não existe vida sem movimento. Comunicar é uma atividade inerente ao homem, que desde o início de sua evolução se expressa através do movimento e da dança. 

Ao dançar, o homem se comunica, se expressa, se educa, se encanta, se satisfaz e consegue a possibilidade de viver plenamente através do seu corpo. Esses indicativos reforçam a ideia de que a linguagem corporal assume uma relevância cada vez maior na comunicação humana.

Para Laban (1990), dançar estimula as capacidades humanas e desenvolve as atividades psíquicas. O desenvolvimento é ainda mais marcante na dança a dois,  no momento em que os movimentos se completam com a música e surge uma sublime sequência. 

Na dança de salão há grande proximidade dos corpos, intimidade de toques e um diálogo não-verbal efetivo. O corpo fala e transmite uma multiplicidade de mensagens, reúne nele mesmo os paradoxos da vida e, como um grande canal de comunicação, denuncia hábitos, posturas e sentimentos. 

Como linguagem, a dança de salão é passível de comunicação e interpretação e, ao mesmo tempo em que comunica movimentos, é interpretada por quem produz tais movimentos e por quem os vê.  O blog é “Todo Composto” pela união de vários assuntos resultantes dessa mistura de interesses. Tópicos principais abordados:

  • Relação entre comunicação e dança de salão;
  • Leituras semióticas;
  • Corpo, corporeidade, expressão e inter-relação pessoal;
  • Dicas de marketing para escolas/professores de dança de salão;
  • Universo da dança de salão.
%d blogueiros gostam disto: